quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PAEC - Polo UAB

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
MÓDULO IV – PROJETO AMBIENTAL ESCOLAR COMUNITÁRIO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
POLO DE CACHOEIRA DO SUL
PROFESSORA: GREICI MAIA BEHLING




APLICANDO OS TRÊS R’s NO POLO UAB - E-TEC DE CACHOEIRA DO SUL

COMPONENTES DO GRUPO:
Edilene Regina Florence de Moraes, Édson Roberto das Neves Junior, Erica Jose Chaves da Silva, Luana de Oliveira Santos, Lucas Bauer dos Santos, Magéli Pereira de Sena, Magnólia Martins Erhardt, Maira Dorneles da Silveira, Marcéli Cordeiro Dutra, Márcia Maria Lucas Crapanzani, Mario Evandro de Souza Machado, Nanci Bernardes da Silva, Patricia Schultz Adolfo, Rodrigo Estrasulas de Vargas, Rosane de Fátima Machado Marques, Fabiane Barbosa Machado, Sabrina Alves Bibiano, Samanta Bordignom, Viviane Silva da Rosa







Cachoeira do Sul, 13 de setembro de 2011.


SUMÁRIO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 3

2. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA 3

3. OBJETIVOS 5
3.1 Objetivo Geral 5
3.2 Objetivos Específicos 5

4. METODOLOGIA 6

5. INDICADORES E FORMAS DE AVALIAÇÃO 8

6. RECURSOS 8
6.1 RECURSOS MATERIAIS 8
6.2 RECURSOS HUMANOS 8

7. CRONOGRAMA 9

8. BIBLIOGRAFIA.......................................................................................................10

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Projeto Ambiental Escolar Comunitário que será desenvolvido pelos alunos do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental e aplicado no Polo UAB - E-TEC de Cachoeira do Sul. Tem como responsável toda a equipe que participou da elaboração do mesmo e os representantes das parcerias concretizadas.
e-mail para contato: carol.eadufpel@gmail.com



2. INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA
A instituição onde será aplicado o projeto é o Polo de apoio presencial da UAB - E-Tec (Universidade Aberta do Brasil) da cidade de Cachoeira do Sul. Criada em 2007 por um programa do Governo Federal e implementada através de parcerias entre as três esferas de governo e diversas instituições de ensino. A finalidade do Polo UAB - E-Tec é oferecer educação a distância, em diversos níveis, principalmente o superior, sendo este gratuito e de qualidade.
Este projeto partiu de um diagnostico local, onde os alunos do curso de Educação Ambiental da UFPel ( Universidade Federal de Pelotas), constataram, através de observação e convivência, que o estabelecimento de ensino não possui qualquer tipo de incentivo à preservação dos recursos disponíveis, tais como: reduzir consumo de energia, de água e de materiais de expedientes; reutilizar materiais que possam ser reaproveitados; e fornecer para reciclagem o que pode ser transformado. Na Instituição não existem coletores para os diversos tipos de resíduos.
Com base nesta realidade, e tendo em vista a franca expansão do Polo, que hoje atende cerca de mil e duzentos alunos, foi iniciado este projeto. Será executado através de parcerias entre a instituição, algumas empresas locais e a COCARI (Catadores de Cachoeira do Sul em defesa do Meio Ambiente).
Devemos pensar onde fica o “fora” quando jogamos algo fora. Em qualquer caso, o “fora” fica em algum lugar que faz parte do meio ambiente, ou seja, nunca se joga nada fora e, sim, mudam-se as coisas de lugar.

Se olharmos sem preconceito para o lixo poderemos verificar que muitas coisas não são exatamente lixo.
Quando falamos em qualidade de vida, devemos estabelecer alguns critérios que são ambientalmente corretos, que encontrem sentido na qualidade de vida que queremos. Tudo isso vale também para o nosso local de trabalho e estudo.
Para que possa ocorrer uma mudança de hábitos e atitudes com relação ao lixo, é necessário, em primeiro lugar, repensar as atividades diárias, reavaliando hábitos de consumo e de descarte, para que assim possam ser adotados comportamentos ambientalmente corretos, tais como a redução do consumo e a eliminação do desperdício, a reutilização dos materiais e a reciclagem.
(...) a educação ambiental enfrenta o desafio da mudança de mentalidade sobre as ideias de modelo de desenvolvimento, baseado na acumulação econômica, no autoritarismo político, no saque aos recursos naturais, no desprezo às culturas de grupos minoritários e aos direitos fundamentais do homem (RIGOTA, 2007, p.61).

Reduzir, reutilizar e reciclar são mais que atos de conscientização, são atos que devem ser adotados por todos os cidadãos. O que se faz com o lixo que é gerado é o que indica a qualidade de vida que se quer ter.

(...) é prioritário dar a devida importância à criação de fórmulas para um melhor gerenciamento dos resíduos (de qualquer tipo) produzidos pelas sociedades atuais. Os escassos recursos com que contamos não apenas desaparecem ao ser extraído, mas podem desaparecer também ao ser prejudicados, contaminados ou alterados de algum modo pela atividade humana (PÉREZ, 2007, p.124).

Reduzir: refere-se à diminuição na produção de lixo na fonte. Esta é a medida que traduz a essência da luta contra o desperdício. Governos, empresários e população devem consumir menos e melhor, isto é, racionalizar o consumo de materiais, energia e água no seu cotidiano e introduzir novas tecnologias com o objetivo de reduzir ou, se possível eliminar o desperdício dos recursos retirados do meio ambiente.
Reutilizar: é a possibilidade de usar um produto para várias finalidades, antes de seu descarte, aumentando sua durabilidade e reparabilidade ou dando-lhe nova personalidade ou uso. A utilização de embalagens retornáveis, rascunhos e roupas exemplificam bem o conceito de reutilização. Alguns setores do comércio já contribuem para essa prática.
É um passo muito importante reaproveitar tudo o que está em bom estado como: material de expediente, equipamentos, peças, móveis, restos de divisórias, cortinas, vidros, etc.
O bom senso e a criatividade de cada um vão estabelecer, com certeza, novo padrão de conduta, mais adequado quanto ao uso racional de bens permanentes e de consumo dentro da organização.
Reciclar: significa retornar ao centro de produção. Assim, a reciclagem de um produto acontece quando ele é reaproveitado, voltando ao processo industrial na forma de matéria prima.

3. OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
O objetivo geral do projeto é criar novos hábitos e atitudes dos usuários e servidores do Polo, com relação aos recursos disponíveis, incentivando-os a reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos produzidos dentro da instituição.

3.2 Objetivos Específicos
Como objetivos específicos procurar-se-á adotar medidas de economia e um melhor aproveitamento dos bens e dos recursos como:
- Adotar uma coleta seletiva de lixo em todos os setores, facilitando o trabalho dos catadores;
- Diminuir o consumo de materiais de expedientes, reaproveitando e reciclando;
- Aprender a utilizar as novas tecnologias disponíveis para economizar papéis e tinta;
- Controlar o consumo de água e energia, combatendo o desperdício;
- Conscientizar toda a comunidade escolar sobre a importância de cuidar do ambiente onde atuam;
- Melhorar a qualidade de vida no local.



4. METODOLOGIA
Para conseguir atingir os objetivos, é preciso utilizar uma metodologia adequada que englobe todas as ações necessárias.
O primeiro passo para a realização do projeto foi a escolha do tema, com base no assunto estudado e no diagnostico da instituição.
Os alunos do curso de Educação Ambiental do Polo UAB - E-Tec de Cachoeira do Sul, para poder concretizar as ações planejadas e alcançar os objetivos propostos irão realizar parcerias com a coordenação e colaboradores do Polo; com os alunos de outros cursos, que serão disseminadores do tema proposto; com a COCARI (Catadores de Cachoeira do Sul em defesa do Meio Ambiente) que fará a coleta seletiva e periódica; Screw – Industria Metal Mecânica, que irá fornecer coletores seletivos que serão usados para a seleção dos resíduos; com outras empresas locais (no fornecimento de baners, panfletos, adesivos e outros recursos materiais necessários) para ajudar na divulgação do que será proposto.
A comissão gestora do programa deverá divulgar o mesmo, mostrando o que deverá ser feito para melhorar o meio ambiente, pedindo a colaboração de todos. Também serão realizadas palestras e visitas nas turmas de outros cursos do Polo para a divulgação do projeto, relatando os impactos ambientais, com os gastos e desperdícios, dividindo a responsabilidade entre todos.
Os coletores serão fixados em pontos estratégicos do Polo, com o objetivo de sensibilização e mudanças de hábitos de toda a comunidade escolar. Os baners serão colocados em locais visíveis dentro da instituição. Os adesivos de alerta contra os gastos de água e energia serão colocados junto a interruptores, banheiro, cozinha, torneiras. Toda a publicidade será voltada para a conscientização em relação ao descarte do lixo e um alerta para a necessidade da aplicação dos três R’s (reduzir, reutilizar e reciclar) no convívio social.
Fazer com que todos cooperem com a coleta seletiva de lixo, colocando nos coletores indicados de cada resíduo, possibilitando um maior aproveitamento dos materiais que vão ser reciclados.
Através dos coletores, o projeto contribuirá para um melhor desempenho e agilização da coleta feita pela COCARI que tem sua renda familiar proveniente da coleta seletiva.
O lixo seco será recolhido e preparado para a coleta da COCARI e o lixo orgânico terá seu destino apropriado.
Para a redução dos recursos serão aplicadas várias maneiras de economizar papel como: Utilizar frente e verso das folhas, quando for possível; utilizar blocos feitos de papel que iriam ser jogados fora; cuidar para não imprimir folhas desnecessárias, corrigindo configurações erradas, tirando espaços em branco; utilizar materiais como crachá, pasta e blocos sem nome e data, para poder ser usado mais de uma vez e usar papéis reciclados.
Utilizar novas tecnologias como e-mail e arquivos eletrônicos para economizar com papel, tinta e manutenção de impressora.
Controlar o consumo de energia elétrica, apagando as lâmpadas quando sair de um ambiente; trocando as lâmpadas por modelos mais econômicos; aproveitar mais a luminosidade natural em dias de sol, mantendo janelas e cortinas abertas; desligar os computadores e outros materiais eletrônicos em intervalos de expediente; evitar o uso de tomadas com sobrecarga; usar tons claros na pintura de paredes.
Cuidar o consumo de água, colocando lembretes junto as torneiras, quanto ao desperdício de água.
Tornar o ambiente de trabalho alegre e acolhedor, com mensagens positivas e criar atitudes que valorizem o trabalho de cada um, fazendo com que todos se sintam importantes dentro da instituição.
Ao final do trabalho, será realizada uma análise dos resultados ocorridos durante a execução do projeto e a disseminação dos resultados obtidos.

5. INDICADORES E FORMAS DE AVALIAÇÃO
Os indicadores escolhidos para serem avaliados são os seguintes: Consumo de energia; consumo de água; consumo de material de expediente e quantidade de lixo produzido.
A avaliação do projeto será feita por todos os seguimentos da instituição. Cada envolvido vai relatar os resultados visualizados, principalmente as mudanças de hábitos e atitudes da comunidade escolar com relação ao cuidado com o ambiente. Vai qualificar o projeto pequenas ações que poderão ser: a redução da quantidade de lâmpadas acesas, diminuição de gastos com água, reaproveitamento de papel, separação correta dos resíduos.

6. RECURSOS
6.1 RECURSOS MATERIAIS
RECURSO ORIGEM
1 COLETORES DOAÇÃO DA SCREW INDÚSTRIA METAL MECÂNICA
2 BANERS EMPRESAS LOCAIS
3 ADESIVOS EMPRESAS LOCAIS

6.2 RECURSOS HUMANOS
NOME INSTITUIÇÃO ATIVIDADE CARGA HORÁRIA
1 GREICI BEHLING UFPEL PROFESSOR PESQUISADOR 20H
2 ALUNOS POLO UAB – E-Tec Cachoeira do Sul
3 CATADORES COCARI


7. CRONOGRAMA
Elaboração do Projeto Implantação das lixeiras e confecção do material visual Divulgação na comunidade escolar Polo UAB - E-TEC – e-Tec Análise e avaliação dos Resultados
24/08 a 14/09 X
14/09 a 21/09 X
21/09 a 28/28 X
28/09 a 05/10 X



8. BIBLIOGRAFIA

Ministério do Meio Ambiente, Agenda Ambiental na Administração Pública. Brasília, 4º ed. 2007.

PÉREZ, Alejandro Gaona (org). Serviço Social e Meio Ambiente. Traduzido por Silvanna Cobucci Leite. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

RIGOTA, Marcos. Meio ambiente e representação social. Coleção questões da nossa época. 7ªed. SP: Cortez, 2007.

TORRES, Patrícia Lipion. Uma leitura para os temas transversais: ensino fundamental – Curitiba: SENAR – PR, 2003.

VIZENTIN, Caroline Rauch; FRANCO, Rosemary Carla. Meio ambiente: do conhecimento cotidiano ao científico: metodologia, ensino fundamental, 1º ao 5º ano. Base Editorial Ltda. Curitiba, 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário