sexta-feira, 3 de junho de 2011

Eu e a Educação Ambiental


UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPel)
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
POLO DE CACHOEIRA DO SUL
CURSO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EAD
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
PROFESSOR: MARCIO
ALUNA: ERICA JOSE CHAVES DA SILVA

EU E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A minha relação com a Educação Ambiental, confesso, que como na maioria das pessoas, é algo recente. A gente custa a valorizar aquilo que nos é disponibilizado gratuitamente, como a natureza. Só nos ligamos em determinada situação quando nos deparamos com a escassez de determinado bem.
Hoje a minha relação e preocupação com o meio ambiente é bem significativa. Em todas as minhas ações procuro pensar no que eu posso contribuir com um mundo mais sustentável.  Também passo para as outras pessoas essa consciência de cuidar dos recursos naturais de nosso planeta.
Estamos vivenciando um período de grandes preocupações com o ambiente, pois começamos a perceber que um pouco daquilo que modificamos na qualidade ambiental está influenciando no modo de vida de todos os seres desta época. Com a união e o comprometimento de todos ainda podemos tentar reverter um pouco da situação presente e melhorar o futuro de nossos descendentes. Devemos agir com muito cuidado e prudência, respeitando sempre os limites da natureza.
Procuro sempre, dentro de meu ambiente familiar, agir de forma racional com os recursos disponíveis, tais como: gastar menos água, não deixar lâmpadas ligadas desnecessariamente, trocar as eletros domésticos por modelos mais econômicos, cuidar das plantas, etc.
Outra coisa muito importante que devemos perceber é levar estes hábito de conscientização ambiental para o nosso local de trabalho, pois ali, as vezes, ficamos a maioria de nosso tempo. É muito importante que as organizações, principalmente as públicas, criem um modelo de preservação dos recursos disponíveis em suas atividades.
Trabalho em uma instituição pública, por isso sei que é muito importante um gestor público criar esse cuidado com os recursos e evitar o desperdício. Sou formada em Gestão Pública, e durante o curso conhecia a Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, que é uma ação voluntária proposta pelo Ministério do Meio Ambiente, em 1999, mostrando a preocupação do governo com as questões ambientais. Envolve a adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental, incentivando o uso de tecnologias eficientes que poupem mais matéria-prima e recicle seus resíduos.
Aplico até hoje, mesmo que em pequena escala, um pouco do que aprendi no curso e com a Agenda Ambiental na administração Pública. Se cada um fizer um pouco pelo meio ambiente, algumas coisas conseguirão reverter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário